Metal leve, macio e resistente, o alumínio é muito indicado para mecanização e fundição. Além de ter uma excelente resistência à corrosão e durabilidade devido à camada protetora de óxido, é o segundo metal mais maleável (sendo o primeiro o ouro) e o sexto mais dúctil. Outra vantagem deste elemento químico é ser um bom condutor de calor.

O alumínio puro é mais dúctil em relação ao aço, porém suas ligas com pequenas quantidades de cobre, manganês, silício, magnésio e outros elementos apresentam uma grande quantidade de características adequadas às mais diversas aplicações. Estas ligas constituem o material principal para a produção de muitos componentes dos aviões e foguetes.

Quando se evapora o alumínio no vácuo, forma-se um revestimento que reflete tanto a luz visível como a infravermelha, sendo o processo mais utilizado para a fabricação de refletores automotivos, por exemplo. Como a capa de óxido que se forma impede a deterioração do revestimento, utiliza-se o alumínio para a fabricação de espelhos de telescópios, em substituição aos de prata.

Outros usos do alumínio são:

  • Meios de Transporte: como elementos estruturais em aviões, barcos, automóveis, bicicletas, tanques, blindagens e outros; na Europa tem sido utilizado com frequência para formar caixas de trens;
  • Embalagens: papel-alumínio, latas, embalagens Tetra Pak e outras;
  • Construção Civil: janelas, portas, divisórias, grades e outros;
  • Bens de Uso: utensílios de cozinha, ferramentas e outros;
  • Transmissão Elétrica: ainda que a condutibilidade elétrica do alumínio seja 60% menor que a do cobre, o seu uso em redes de transmissão elétricas de alta tensão é compensado pelo seu menor custo e densidade, permitindo maior distância entre as torres de transmissão, onde é aplicado revestindo um feixe de arame de aço que suporta a força de estiramento e deixa o conjunto insensível aos ventos;
  • Como Recipientes Criogênicos: até -200 °C e, no sentido oposto, para a fabricação de caldeiras;

DIVERSAS FORMAS

As ligas de alumínio assumem diversas formas como a duralumínio.
Descobriu-se também, recentemente, que ligas de gálio-alumínio, em contato com água, produzem uma reação química dando como resultado hidrogênio, por impedir a formação de camada protetora (passivadora) de óxido de alumínio e fazendo o alumínio se comportar similarmente a um metal alcalino como o sódio ou o potássio.
Tal propriedade é pesquisada como fonte de hidrogênio para motores, em substituição aos derivados de petróleo e outros combustíveis de motores de combustão interna.

Fonte: Wikipédia.